Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

PERFIL DE RUI PAIS POR LUDY SEKHER E POEMA DO AUTOR




PERFIL LITERÁRIO DE RUI PAIS
por Ludy Mellt Sekher
 


A escrita do autor mostra-nos, a realidade humana de um modo mágico e surpreendente. A dualidade do ser, o disfarce com que alguns se vestem. E a poesia condescendente de Rui Pais é disfarçada ainda mais com sua ostentação muito pessoal.

Seus poemas e pensamentos falam-nos de presenças e sentimentos, temores e sonhos, luz e sombra, bondade e maldade, astúcia e frieza, O autor joga admiravelmente com as palavras que brilham em sua obra prolífica.
Trato amoroso e feroz ao mesmo tempo, como é sempre o de um poeta contemplador e solitário que permanece fiel à intuição, aguardando paciente o encontro essencial, no qual a revelação do sagrado é graça compensatória para quem em lugar de violentar a natureza, eleva-a, até que apaixonada e generosamente se entrega por si mesmo, sempre procurando “seu melhor poema” como nos diz ele mesmo.
Não é só a existência. Nem apenas o êxtase ou o arrebato da poesia tradicional. É bem mais abismal… é densidade incomparável, procedente de uma realidade profunda, agonizada. É mais bem consequência de seu próprio sentimento. Em algumas ocasiões, seus gestos pessoais e apaixonados adquirem a graça e dignidade do poder mágico transformado em força, em conhecimento indispensável.
Dessa entrega brota um sentimento inefável de plenitude, que atinge em sua poesia uma referência intensa e expressiva do cósmico. Dissolução da razão ante o encontro com uma realidade profunda e misteriosa. De sua experiência emana uma lição de plenitude. Constitui uma integridade que se completa mutuamente. Isso pode oferecer-nos perspectivas insuspeitas de novas formas de decifrar que ajudem a compreender melhor o alcance, o valor universal de sua experiência profundamente humana e espiritual.
Sua temática é de plasmar a natureza humana em todos os seus aspectos. Em seus versos prevalece a alma em momentos de angústia e de prazer como uma alegoria onde o leitor não só vê a nudez física como também a da alma…

Ludy Mellt Sekher©
 
O SOL SAÚDA PORTUGAL

A origem do Universo é estudada pela ciência
Afasta-se o Sol vêem as noites da incoerência
Ele é a estufa em viagem com o nosso clima ideal
Que das alturas do firmamento saúda Portugal!

Rui Pais





Sem comentários:

Enviar um comentário