ELIJAH THE PROPHET
TELA DE NICHOLAS ROERICH
A IMPORTÂNCIA E O SIGNIFICADO
DA MEDITAÇÃO EM DEUS
A meditação é a via para a realização interior, e deve ser aprendida,
pessoalmente, de um professor competente. A realização da verdadeira natureza
da mente conduz à meditação.
Uma técnica simples de meditação é aqui descrita: (1) lave suas faces,
olhos, mãos, e os pés, e sente-se num lugar limpo, quieto, sem muita luz,
utilizando-se de qualquer posição confortável, com a cabeça, pescoço e coluna
mantidos na vertical. Recomenda-se não usar incenso ou música durante a
meditação.
O horário e o local da meditação devem ser fixos. Siga os bons
princípios da vida por pensamentos, palavras e açcões. Alguns exercícios de
yoga são necessários. À meia-noite, pela manhã, e ao entardecer, são os
melhores horários para meditar, entre 15 e 25 minutos todos os dias; (2)
lembre-se de qualquer nome ou forma de Deus personificado de que você crê, e
peça a Ele ou Ela por Suas bênçãos; (3) feche seus olhos, incline levemente a
sua cabeça para frente, e faça 5 ou 10 respirações profundas e lentas; (4) fixe
a sua contemplação, mente e sentimentos, no centro do peito, o assento do
coração causal, e respire lentamente. Mentalmente cante: “So” quando você
inspirar e “Hum”, quando você expirar. Pense como que a respiração em si mesma
fizesse estes sons “So” e “Hum” (Eu sou este Espírito). Visualize mentalmente,
e siga o roteiro da respiração indo através das narinas, subindo em direção à
região das duas sobrancelhas, e descendo para o centro do peito ou pulmões.
Fique alerta, e sinta a sensação criada pela respiração no corpo, enquanto você
acompanha a respiração. Não tente controlar ou conduzir a sua respiração;
apenas acompanhe a respiração natural; (5) direcione a vontade em direcção ao
pensamento de unir a si mesmo dentro do espaço infinito do ar que você está
respirando. Se a sua mente desviar-se do acompanhamento da respiração, reinicie
do passo 4. Seja regular, e persista sem adiamentos.
O som do “OM” ou “AUM” é uma combinação de três sons primários: A, U, e M.
Ele é a origem de todos os sons que se pode expressar; portanto, Ele é o som
adequado do símbolo do espírito. Ele é, também, o impulso primevo que move
nossos cinco centros nervosos que controlam as funções corporais. O som
produzido devido ao rápido movimento da Terra, dos planetas e das galáxias é
AUM. Yogananda conclama: ´OM´ o som da vibração do motor cósmico”. A Bíblia
diz: no começo era o verbo (OM, Amen, Allah), e o verbo estava com Deus, e o
verbo era Deus (João, 1.01). Esta vibração de som cósmico é escutada pelos
yogis como um som, ou uma mistura de sons, de várias freqüências.
A meditação no OM (Omnica), mencionada aqui pelo Senhor, é muito poderosa;
é uma técnica sagrada usada pelos santos e sábios de todas as religiões.
Resumidamente, o método omnico induz a mente penetrando-a, pelo contínuo
reverberar do som AUM; quando a mente fica totalmente absorvida na repetição
deste som divino, a consciência individual une-se dentro da Consciência
Cósmica.
Um método simples de contemplação é dado a seguir pelo Senhor, para aqueles
que não conseguem o caminho convencional de meditação discutido acima:
Eu sou facilmente alcançado por aquele que é sempre leal, devotado, e que
sempre pensa em Mim, e cuja mente não vai para outro lugar (8.14).
Não é uma tarefa fácil lembrar-se sempre de Deus. É necessário possuir uma
base para lembrar de Deus o tempo todo. Esta base pode ser um intenso amor por
Deus ou uma paixão por servi-lO, por intermédio do serviço humanitário.
Após alcançar-Me, as grandes almas não mais voltam a nascer neste
transitório mundo miserável, porque elas alcançaram a mais elevada perfeição
(8.15).
O nascimento humano está repleto de sofrimento. Mesmo os santos, sábios, e
Deus na forma humana, não podem escapar dos sofrimentos do corpo e da mente
humana. Têm que se aprender a sofrer e trabalhar em direção à salvação.
Os habitantes de todos os mundos – inclusive o mundo do criador (Senhor
Brahma) – está sujeito às misérias de repetidos nascimentos e mortes. Mas após
alcançar-Me, já não se volta a nascer ( (8.16).
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