Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FÉ BAHÁ'Í E SEUS SEGUIDORES - ESPIRITUALIDADE



FÉ BAHÁ'Í - O GRANDE SUCESSO NA ESPIRITUALIADE
 BAHAÍ (atualmente com aproximadamente 7 milhões de adeptos espalhados pelos cinco continentes) foi fundada por Mírzá
Husayn-'Alí, que se proclamou Bahá'u'lláh (1817 - 1892), na antiga
Pérsia, atual Irã, em 23 de maio de 1844. Segundo a Fé Bahá'í, Bahá'u'lláh foi o Prometido pelas profecias para a instauração de uma Nova Ordem Mundial na Terra, a Grande Era, o tempo do fim da infelicidade humana. Apesar de ser uma fé mundial (na verdade, a mais jovem das grandes religiões mundiais), com suas próprias leis e escrituras sagradas, não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio. Bahá'u'lláh declarou ser ele o cumprimento da profecia Bábí1 – aquele que Deus fará manifesto – e, portanto, Suprema Manifestação de Deus.
A Fé Bahá'í tem em Bahá'u'lláh o inaugurador de um novo ciclo
profético, posterior aos de Krishna, Abraão, Moisés, Zaratustra, Buda, Jesus, Maomé e Báb. Em mais de cem obras, a Fé Bahá'í legou à Humanidade ensinamentos para uma Nova Era de Civilização, de unidade, de paz, de fraternidade e de espiritualidade. Para Bahá'u'lláh, Deus é a origem de tudo e n'Ele todas as coisas findam. Portanto, concluiu: Não há tempo a perder.
Não há lugar para vacilação. As multidões estão famintas pelo Pão da Vida.

O cenário está preparado. A firme e irrevogável promessa está dada. O próprio Plano de Deus foi posto em andamento. Adquire impulso a cada dia que passa. Os poderes do céu e da Terra misteriosamente ajudam em sua execução. Tal oportunidade é insubstituível. Permite ao que duvida levantarse e, por si mesmo, verificar a verdade de tal afirmativa. Trabalhar, perseverar é assegurar a vitória completa e final.

Assim se definia Bahá'u'lláh: Eu era apenas um homem como os outros, adormecido em meu leito, quando eis que os sopros do Todo-glorioso manaram sobre mim e me deram o conhecimento de tudo o que já existia.
Isso não proveio de mim, mas de Um que é Todo-poderoso e Onisciente. E Ele ordenou que eu levantasse minha voz entre a Terra e o céu, e, por isto, me sucedeu, o que fez correrem as lágrimas de todo homem de compreensão...
Este Ser é apenas uma folha movida pelos ventos da Vontade de teu Senhor, o  Todo-poderoso, Alvo de todo louvor... Seu chamado predominante atingiume e me fez expressar Seu louvor entre todos os povos. Em verdade, era eu feito um morto, quando Seu imperativo foi anunciado. A mão da Vontade de teu Senhor, o Compassivo, o Misericordioso, transformou-me. Por minha vida! Não me revelei por minha vontade, mas Deus, por Sua própria vontade, quis manifestar-me. Sempre que eu procurava entregar-me ao silêncio e ao repouso, eis que a Voz do Espírito Santo, à minha direita, despertava-me, e o Supremo Espírito aparecia-me, o anjo Gabriel me encobria com sua sombra e o Espírito da Glória se agitava dentro de meu peito, concitando-me a levantar e a romper meu silêncio.









(O pensamento místico do Profeta Bahá'u'll)


Ó vós que habitais a Terra! A religião de Deus visa o amor e união; não a torneis causa de inimizade e de conflito. Nutrimos a esperança de que o povo de Bahá possa ser guiado pelas palavras abençoadas: 'Vede! Todas as coisas são de Deus!' Esta excelsa afirmação é como água para extinguir o fogo do ódio e da inimizade latente dentro dos corações e peitos dos homens. Ele, deveras, diz a verdade e mostra o caminho. Ele é o Todo-poderoso, o Excelso, o Benévolo.


1 comentário:

  1. Por favor. Envia para mim. Poema recitado na LBV em sua comemoração de 32 anos. Fé e caminhar onde não há caminho. Luz onde não há luz

    ResponderEliminar