Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O PENSAMENTO MÍSTICO DO PROFETA BAHÁ'U'LLÁH




 O PENSAMENTO MÍSTICO DO PROFETA BAHÁ'U'LLÁH
 PERÍODO DE TRANSIÇÃO PARA UM NOVA ERA

Ó vós que habitais a Terra! A religião de Deus visa o amor e união; não a torneis causa de inimizade e de conflito. Nutrimos a esperança de que o povo de Bahá possa ser guiado pelas palavras abençoadas: 'Vede! Todas as coisas

são de Deus!' Esta excelsa afirmação é como água para extinguir o fogo do ódio e da inimizade latente dentro dos corações e peitos dos homens. Ele, deveras, diz a verdade e mostra o caminho. Ele é o Todo-poderoso, o Excelso, o Benévolo.



A fim de descobrirmos a verdade, devemos abandonar os nossos preconceitos, as nossas próprias noções pequenas e triviais; uma mente aberta e receptiva nos é essencial. Se o nosso cálice está cheio de egoísmo, não pode haver lugar nele para a Água da Vida. Todos os homens foram criados a fim de levarem avante uma civilização que sempre evolua.



Ó povo! As palavras são reveladas segundo a capacidade, de modo que os principiantes possam fazer progresso. O leite deve ser dado segundo a medida, a fim de que a criancinha deste mundo possa entrar no Reino da

Grandeza e se estabelecer na Corte da Unidade.

Nem sequer sussurres os pecados alheios enquanto tu próprio fores pecador.



Diz o Grande Ser: Ó bem-amados! Ergueu-se o Tabernáculo da Unidade.

Não vos considereis uns aos outros como estranhos. Sois os frutos de uma só árvore e as folhas do mesmo ramo.

Não atribuas a nenhuma alma o que não desejarias que a ti fosse atribuído, nem digas o que não cumpres.

Não se vanglorie o homem em amar a sua pátria; antes tenha ele glória em amar a sua espécie. A Terra é um só país e os seres humanos são seus cidadãos.

Teu Coração é o Meu Lar; santifica-O para Minha descida. Teu Espírito é a Sede de Minha Revelação; purifica-o, para que Nele Eu possa Me manifestar.



A melhor salvaguarda de uma nação encontra-se na observância e acatamento de seu ordenamento jurídico, que tem como fonte principal a Constituição Federal, sua Carta Magna. A lei é soberana e a ela todos devem obedecer. É o princípio moral e ético a ser invocado. Sempre que este princípio é violado temos como consequência a instabilidade institucional, gerando sequelas nas esferas políticas, economiza e social.



A história da humanidade está repleta de exemplos das causas da ascensão e queda dos povos, e em todas as páginas pode-se discernir o princípio de integração e desintegração. A integração tem se manifestado através da

ordem ou lei, amparada na justiça, visando o bem estar e a tranquilidade dos povos, e as causas da desintegração têm sido o eclipse, parcial ou total, do sol da justiça.



Todos os problemas têm solução. Essa é uma verdade que tem construído a História e a Civilização. Toda evolução humana, individual e colectiva, dá-se pela superação permanente e sistemática dos problemas que a vida oferece. Todo problema é, em si próprio, a semente de sua solução. Na realidade, se compreendemos adequadamente um problema, a solução emerge dele próprio naturalmente. Os problemas que se perpetuam não carecem de soluções. Carecem de entendimento.



O remédio que o mundo necessita em suas aflições hodiernas não pode ser, jamais, o mesmo daquele requisitado por uma era subsequente... Cuidai

zelosamente das necessidades da era em que viveis e concentrai vossas deliberações em suas exigências e requisitos.



A vida é uma teia de relações na qual o bem-estar de cada parte está ligado ao bem-estar de todas as outras. Não é possível que uma parte sofra sem que o todo igualmente não sofra.



O desígnio de Deus em mandar Seus Profetas aos homens é duplo. O primeiro é livrar da escuridão da ignorância os filhos dos homens e guiá-los à luz da verdadeira compreensão. O segundo é assegurar a paz e a tranquilidade do género humano, provendo todos os meios pelos quais possam ser estabelecidos.



Hoje, a necessidade capital é unidade e harmonia entre os amados do Senhor, pois eles devem constituir Um Único Coração, uma só alma, e, na medida de suas forças... pôr termo às trevas dos preconceitos de todas as nações e religiões, e fazer saber a todo membro do género humano que todos são as folhas de um mesmo ramo, os frutos de uma só vergôntea.



Muitos vivem esperando o amanhã para que a vida seja melhor e os problemas sejam resolvidos. Nessa busca da vida melhor amanhã deixam de viver melhor a vida de hoje.

Uma nova vida, nesta era, agita-se dentro de todos povos da Terra; e, no entanto, ninguém descobriu a causa, nem percebeu o motivo.

O vós, filhos dos homens, o propósito fundamental que anima a Causa de Deus e Sua Religião é o de salvaguardar os interesses e promover a unidade da raça humana.



A negação da igualdade de direitos para homens e mulheres perpetra uma injustiça contra metade da população do mundo, e promove entre os homens atitudes e hábitos nocivos que são transportados do ambiente familiar para o local de trabalho, para a vida política, e, em última análise, para as esperadas relações internacionais.



Não existem quaisquer fundamentos morais, práticos ou biológicos que justifiquem essa privação. Só quando as mulheres forem bem recebidas em todos os campos de actividade humana, em condições de igualdade, é que se criará o clima moral e psicológico do qual poderá emergir a paz internacional. A emancipação da mulher – a concretização da plena igualdade entre os sexos – é um dos pré-requisitos mais importantes, embora dos menos reconhecidos, para o estabelecimento da paz.

O mundo até agora tem sido governado pela força, e o homem tem dominado a mulher em virtude de sua maior força e de suas qualidades físicas e mentais mais agressivas. Mas a balança já está mudando; a força está

perdendo o seu predomínio, e a vivacidade mental, a intuição e as qualidades espirituais de amor e serviço, nas quais a mulher é forte, estão ganhando ascendência. Em consequência, a nova era será uma era menos masculina e mais permeada pelos ideais femininos; ou para falar mais

exactamente, será uma era em que os elementos masculinos e femininos da civilização estarão mais bem equilibrados.



O mundo deve ser visto como um só país, as nações como uma só nação, e todos os seres humanos como membros de uma mesma raça... Perante Deus a criação é uma só. O reconhecimento desta verdade requer o abandono dos preconceitos – de todos os tipos de preconceitos – relacionados com a raça, a classe social, a cor da pele, a crença religiosa, a nacionalidade, o sexo e o grau de civilização material.




Sem comentários:

Enviar um comentário