Número total de visualizações de páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

UPANISHADS UM TESOURO DE CONHECIMENTO ESPIRITUAL




UPANISHADS UM TESOURO DE CONHECIMENTO ESPIRITUAL


Não há um livro no mundo inteiro que estremeça, sacuda o espírito, e que seja tão inspirador como os Upanishads. A filosofia ensinada pelos Upanishads é a origem do consolo para muitos, tanto no Ocidente como no Oriente.

Os Upanishads contêm a essência dos Vedas. Eles são a porção conclusiva dos Vedas, e a origem da filosofia Vedanta. Profundos, originais, elevados, sublimes pensamentos surgem da cada verso. Eles contêm a experiência espiritual direta ou as revelações dos sábios ou profetas, os Rishis. Eles são o produto do mais elevado conhecimento, do Supremo e Divino Conhecimento. Portanto, eles mexem com o coração das pessoas e as inspiram.

As glórias ou as grandezas dos Upanishads não podem ser adequadamente descritas por palavras, porque as palavras são finitas e a linguagem é imperfeita. Os Upanishads, de fato, têm contribuído enormemente para a paz e o consolo da humanidade. Eles são altamente elevados e mexem na alma. Milhões de aspirantes têm traçado suas inspirações e se guiado pelos Upanishads; Eles são a nata dos Vedas. Eles são um tesouro de valor incalculável. Eles são ricos em pensamentos profundamente filosóficos. Os Seus valores intrínsecos são notáveis. Há uma profundidade imensa de significados nas passagens e nos versos. Sua linguagem é maravilhosa.

Os Upanishads têm exercido, indubitavelmente, e irão continuar a exercer uma influência considerável na religião e na filosofia da Índia. Eles apresentam uma visão da realidade da qual certamente satisfará o cientista, o filósofo, vem como as aspirações religiosas do homem.


A palavra sânscrita "upanishad", significa "diante de um sábio", onde sábio refere-se a todo aquele que alcançou a verdade Suprema da unidade de Brahman.

Swami Sivananda Maharaj, referindo aos Upanishads, diz: "Os Upanishads contêm a essência dos Vedas. Eles são a porção conclusiva dos Vedas, e a origem da filosofia Vedanta. Profundos, originais, elevados, sublimes pensamentos surgem da cada verso. Eles contêm a experiência espiritual direta ou as revelações dos sábios ou profetas, os Rishis. Eles são o produto do mais elevado conhecimento, do Supremo e Divino Conhecimento. Portanto, eles mexem com o coração das pessoas e as inspiram".

Apesar da grande magnitude e elevado conteúdo dos Upanishads, Eles precisam de um preceptor que realizou a unidade Suprema ou ParaBrahman para poder ser explicados devidamente. Estes escritos, na realidade, foram ditados para Sannyasis, ou monges renunciados, que, no mais das vezes, encontram-se na ordem de vida renunciada por vocação ou por cumprir com o Varna e Ashrama. Então, podem ser considerados "textos da maturidade", uma vez que consolam, impiram, enriquecem e liberam àqueles que querem a realização do Ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário